Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.11.2020 07:48

ClickJud registra quase 78 mil acessos em um ano aproximando cidadão dos serviços da Justiça
Compartilhe
Tamanho do texto:
Facilidade, praticidade, transparência e agilidade são alguns dos benefícios proporcionados pelo ClickJudMT, o aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso, que garante e simplifica o acesso e aproxima o cidadão dos serviços da Justiça, com apenas alguns cliques, tudo na palma das mãos. Desde que foi lançado, em outubro de 2019, até outubro de 2020, foram 77.900 acessos, sendo 58.600 somente durante o período da pandemia da Covid-10 (março a novembro de 2020) e 7.780 usuários registrados.
 
Todas as funcionalidades que integram o ClickJud, desenvolvidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, atendem ao ritmo intenso de trabalho e a busca da melhoria da prestação de serviços à população desde o início da gestão, presidida pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que sempre primou por resultados. O ClickJud é uma das formas fáceis e eficientes e uma das tantas entregas voltadas á tecnologia e inovação realizadas durante o biênio 2019/2020 para o acesso ao Poder Judiciário.
 
Ao longo desse período o aplicativo foi aperfeiçoado, permitindo um amplo leque de serviços, onde os usuários podem consultar processos (com filtros por comarca e por processos arquivados), QR Code, fazer pedidos para sustentação oral, pedidos de preferência, envio de memoriais, notificação push para e-mail e celular; ferramenta de migração de push, emissão de guias de arrecadação e certidão negativa, acompanhar julgamentos pela internet, acessar pautas de julgamentos e audiências, buscas de mandados no PJe, cadastro de pessoa jurídica, acesso à Ouvidoria, abrir chamados para auxílio na utilização de algum tipo de sistema, área do servidor.
 
Pauta de julgamento, monitor PJe e consulta processual foram, respectivamente, as três primeiras ferramentas mais procuradas dentro do ClickJud no período de 1º de outubro de 2019 a 4 de novembro de 2020.
 
O ClickJud possibilita o exercício da advocacia, especialmente na pandemia onde as audiências e julgamentos virtuais passaram a fazer parte da rotina do Judiciário. Foram feitos 4.977 pedidos de sustentação oral; 1.435 pedidos de preferência e 803 envio de memoriais por parte dos operadores do Direito entre outubro de 2019 a novembro de 2020. Também foram emitidas 52.411 certidões negativas também nesse período.
 
Além disso, 1.398 empresas fizeram o cadastro de pessoas jurídicas no ClickJud. Com isso as citações, intimações e notificações serão efetuadas preferencialmente via sistema PJe e enviadas ao painel da empresa, e assim, todas as comunicações ficarão disponíveis no painel da empresa no PJe para acompanhamento, cientificação e respectivas respostas.
 
Outra inovação do aplicativo é o QR Code, que permite que, ao invés do oficial de justiça ter que levar uma cópia da inicial do processo para a parte, ele entregue apenas um papel onde consta um QR Code (código de barras) e oriente a pessoa a fazer a leitura com o smartphone. Ali, a pessoa terá acesso a toda a movimentação judicial. A inovação ainda ajuda o meio ambiente, já que reduz o número de impressões.
 
O ‘Favoritos’ é outra funcionalidade do ClickJud que possui dois recursos: “favoritar automaticamente” e “apelido”. O primeiro faz com que os novos processos, em que o usuário figure como parte ou advogado, sejam inclusos automaticamente no rol de processos favoritos. Se houver movimentação, o usuário é notificado por e-mail e no app.
 
Uma das melhorias do aplicativo é quanto ao recurso de monitoramento do PJe, sugestão coletada pelo Núcleo de Inovação, durante a Jornada de Inovação, na qual foi solicitada a criação de um mecanismo de alerta que permitisse aferir o funcionamento do sistema, o que torna desnecessários esforços de verificação de eventuais problemas locais para uso do sistema.
 
Dentro do monitor do PJe no aplicativo, foi implementado um novo painel estatístico, com dados de movimentação minuto a minuto no PJe de 1º e 2º graus. Com o pacote de melhorias.
 
Em casos de eventuais indisponibilidades do sistema, o advogado ainda pode pedir uma certidão com a qual poderá restituir o prazo processual. Para os servidores do TJ, a ferramenta também serve para consultar o holerite e acompanhar a folha de ponto e os pedidos de requerimentos de ajuste.
 
O ClickJud pode ser acessado pelo computador, tablet ou smartphone e está disponível nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. Os usuários podem personalizar o aplicativo utilizando de login social do Google, Facebook ou aproveitando cadastros do PJe.
 
O usuário tem acesso à edição de seu perfil de forma facilitada, podendo preenchê-lo com mais informações de contato e dados de validação de seu CPF, que dão maior segurança e garantem acesso a processos sigilosos e serviços exclusivos.
 
Para acessar, basta digitar no navegador clickjudapp.tjmt.jus.br, fazer a autenticação (com a matrícula e senha, no caso de servidor do TJ ou através do perfil no Google ou Facebook) e já começar a usar.
 
 
Ao fazer login com o perfil das redes sociais, a busca processual é limitada aos andamentos. Para ter acesso a todo o conteúdo dos autos, é preciso acessar com o CPF. Ainda sobre a consulta processual, pelo ClickJud também é possível compartilhar o processo como link por WhatsApp.
 
Clique AQUI para navegar pelo ClickJud.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br