Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.08.2019 14:16

Escola dos servidores capacita 244 pessoas durante Judiciário em Movimento de Sinop
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A Escola Itinerante, projeto da escola dos Servidores do Poder Judiciário, concluiu suas atividades dentro da terceira edição do Judiciário em Movimento em Sinop (a 500 km de Cuiabá), com o workshop realizado pelas Coordenadorias de Recursos Humanos e Controle Interno. Ao todo 244 servidores de Sinop e redondezas foram capacitados.
 
No workshop, 47 servidores de Sinop puderam tirar dúvidas sobre sua vida funcional, gestão de processos de trabalho e metas da atual administração. A parte do Controle Interno foi apresentada pela auditora Ceila Monica Silva Moreira. E o coordenador de Recursos Humanos do TJMT, Lusanil Egues da Cruz, fez as considerações do CRH.
 
Para Lusanil da Cruz este encontro com os servidores das comarcas promovido pelo Judiciário em Movimento é o momento de reaproximação. “Dirimimos dúvidas, ouvimos reclamações e desenvolvemos ações para aprimorar nossos procedimentos. Só assim a equipe cresce. Costumo dizer que não existe equipe perfeita, mas podemos trabalhar para sempre estarmos em desenvolvimento”, avalia. “Queremos sair de um RH operacional para um RH estratégico”.
 
Para a auxiliar judiciária Maria Francisca de Jesus, 52, que atua há 25 anos na Comarca de Sinop, o workshop foi muito proveitoso. “Seria bom se tivéssemos mais. Pudemos falar diretamente com quem decide nossa vida funcional sobre nossas preocupações, por exemplo, como funciona o banco de horas, o corte de ponto, reposição de faltas”, cita. “Nesse tempo todo que estou no Fórum já tivemos muitas mudanças de sistema e essa conversa com RH é muito importante”, define.
 
A gestora Ana Lúcia Castilho Lopes, 60, que é técnica judiciária há 32 anos também avaliou como excelente o encontro. “Escalaremos muitas dúvidas tanto com o Lusanil quanto com o CCI, foi muito bom”, afirmou.
 
A gestora administrativa do Fórum Rosimeyre Nunes destacou que o contato olho no olho é fundamental para uma gestão de pessoas eficaz. “Eu trabalho com o RH aqui da comarca e agora toda comunicação é feita pelo SDK, então quando temos a oportunidade de conversar diretamente com o coordenador de RH do TJ nos sentimos valorizados, o que é muito importante para nós servidores, ainda mais do interior”, pontua. “Fizemos apontamentos que serão levados para o TJMT e isso nos revela a preocupação da atual gestão com seus colaboradores”, conclui.
 
Desde segunda-feira (19), quando o projeto idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha teve início na "Capital do Nortão" até agora foram realizados quatro treinamentos, sendo duas turmas de Segurança Institucional e autodefesa para servidores, capacitação ofertada pelo coordenador Militar do TJMT, Cel Alexandre Mendes; uma turma de Síntese das Atualizações e Inovações do CPC, com o servidor Wellington Corrêa e o treinamento com Rosivaldo Rodrigues “on the job” do PJE, que consiste em ser feito no local de trabalho do servidor.
 
Judiciário em Movimento Nesta terceira edição o projeto atende o Polo Judicial III, que engloba as comarcas de Sinop, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Cláudia, Terra Nova do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera e Tapurah, e Polo IV (Alta Floresta, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá).
 
Além da capacitação de servidores e atendimento à população, haverá a audiência pública “Elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2021-2026”, que pretende identificar as dificuldades e os anseios da sociedade mato-grossense na busca por um Judiciário mais acessível, célere e eficiente. O debate com a sociedade sinopense será das 8h às 12h do dia 23 de agosto (sexta-feira), no Tribunal do Júri de Sinop.
 
Outro evento, promovido pelo TJMT, por intermédio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e com a parceria da Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), será a XVII Jornada de Estudos, que tem como público-alvo magistrados das comarcas que integram os polos de Sinop e Alta Floresta. As palestras irão ocorrer nos dias 23 e 24 de agosto(sexta-feira e sábado), no Fórum de Sinop.
 
O seminário da Jornada de Estudos é aberto à sociedade traz a oportunidade de operadores e estudantes do Direito participarem da palestra proferida pelo ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi, que irá abordar o tema "Novos enfrentamentos da Política Judiciária de resolução de conflitos". O seminário será noite de sexta-feira (23), no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
 
Leia matérias correlatas
 
Judiciário em Movimento leva atendimento a moradores do Boa Esperança em Sinop
 
 
Judiciário em Movimento promove oficina de multiplicadores e capacita servidores em Sinop 
 
 
Judiciário em Movimento leva atendimento à população de Sinop 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394