Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.08.2018 15:53

Presidente vistoria obras de fórum de Primavera
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, visitou na quinta-feira (23 de agosto) as obras do novo fórum de Primavera do Leste (231km de Cuiabá). A nova estrutura já conta com cerca de 11% das obras conclusas e substituirá o atual espaço, que possui 25 anos. O fórum abrigará oito varas com possibilidade de expansão no futuro, por conta da arquitetura em blocos.
 
O desembargador frisou sua preocupação em priorizar as obras no Primeiro Grau e abrir caminho para a administração do próximo gestor no Poder Judiciário. “Nós precisamos avançar estruturalmente para abarcar toda a demanda crescente de serviços que são solicitados pela sociedade. Para isso, tenho a preocupação em dar um ambiente adequado, moderno e absolutamente necessário para que servidores, magistrados, operadores do Direito e a própria sociedade sejam recepcionados e atendidos de forma célere, sustentável e pensando no futuro”, comentou Rui Ramos.
 
A visita serviu para fiscalizar as obras que estão na fase de conclusão das vigas baldrames e construção da superestrutura. “O andamento está em pleno vapor e nós avançamos quase 0,5% além do previsto nesta medição. Hoje temos 10,78% de obras concluídas. A previsão de entrega é no mês de agosto de 2019. Um fórum absolutamente moderno, com estrutura para comportar oito varas – sendo três criminais e cinco cíveis. Temos 75 pessoas trabalhando com afinco nessa obra”, comentou o diretor de Infraestrutura do TJMT, Diogo Gonçalves.
 
O juiz diretor do Fórum de Primavera do Leste, Alexandre Delicato Pampado, enalteceu que o compromisso firmado pelo desembargador está sendo cumprido e realiza o anseio de profissionais do Direito no município. “Esse fórum é um sonho dos servidores e de todos que precisam dos serviços judiciais aqui em Primavera do Leste. Apesar dos entraves burocráticos que enfrentamos, o desembargador Rui Ramos demostrou suas preocupação pessoal conosco e cumpriu o que havia prometido. Prova disso é a proximidade com que acompanhou os andamentos das obras e deu início a essa ordem de serviço. Estamos contentes com o comprometimento do presidente e o andamento dessa nova fase de construção”, ponderou o magistrado.
 
Preocupação com o servidor - A diretora-geral do fórum, Cleide Vivian de Oliveira, pontuou que os servidores receberam com alegria a comitiva do presidente Rui Ramos. “Nós podemos perceber que ele está realmente interessado nos servidores e magistrados que aqui atuam. Avalio como de extrema importância essa visita, pois ele demostra que está de olhos e ouvidos abertos para nossas dificuldades e sugestões”, disse.
 
A gestora lembrou que recentemente a equipe do Tribunal de Justiça enviou kits de ergonomia para atender os servidores. “Foi uma visita completa, porque antes de mais nada o presidente veio apertar nossas mãos, ouvir nossas histórias e passar um tempo – mesmo que rápido – conosco. Depois deu andamento as vistorias pessoais no canteiro de obras, para abrir caminho e facilitar o trabalho dos próximo gestores”, comentou.
 
Novo Fórum
 
O terreno para o novo fórum possui uma área total de 23 mil metros quadrados – sendo 5.739 m² de área construída – e as obras devem custar aproximadamente R$ 16 milhões. O atual fórum tem seis varas, sendo uma criminal, quatro cíveis, um juizado especial e o Centro de Conciliação, que foi instalado em uma faculdade local, por falta de espaço.
 
 
O novo fórum contará com cinco varas cíveis, três criminais, Tribunal do Júri, um bloco para servidores terceirizados, um bloco para administração e um bloco para informações que também abrigarão poderes como Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. Ao todo, a nova estrutura poderá abrigar até 10 varas.
 
 
O novo prédio ficará muito bem localizado, próximo a outros órgãos como Justiça do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, entre outros. O atual fórum foi instalado no ano de 1992 e depois disso teve uma reforma em 1998. Mas já apresenta problemas estruturais, como vazamentos e falta de acessibilidade para os jurisdicionados.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409