Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.11.2014 16:10

Advogado participa pela 1ª vez de mediação virtual
Compartilhe
Tamanho do texto:
O advogado Armando Penteado, de Cuiabá, participou pela primeira vez de uma mediação virtual e elencou a celeridade e o baixo custo como os maiores benefícios dessa plataforma. “O Judiciário obteve um grande avanço com essa ferramenta, já que todas as partes envolvidas no processo teriam que ir até a Comarca de Diamantino (180 km de Cuiabá), onde está o processo, o que implicaria em gastos com viagem, estadia e tempo”, analisou.
 
A primeira audiência da demanda jurídica durou cerca de 1 hora, as partes acessaram a plataforma web de suas respectivas cidades, Cuiabá e Diamantino, enquanto o mediador atuou na sala de audiência do Fórum de Diamantino. Sem acordo entre as partes, uma nova mediação virtual foi marcada para 5 de dezembro.
 
Sandro Rodrigues de Oliveira foi o responsável pela mediação entre as partes. Segundo ele, o uso da plataforma web tem se mostrado altamente eficaz na resolução de conflitos e há a possibilidade de expandir o projeto piloto para outros municípios do estado. “Esse processo tem facilitado muito a realização das audiências, quando as partes envolvidas moram em localidades diferentes e muitas vezes distantes, por diminuir o custo e facilitar o acesso ao judiciário”.
 
A plataforma é extremamente leve e por isso pode ser acessada até mesmo de um smartphone com boa conexão. Ela foi adquirida por meio de um termo de cooperação com a empresa Itkos Mediação Inteligente de São Paulo, que cedeu ao TJMT de modo gratuito e exclusivo. Esse trabalho contou com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
 
Leia mais sobre o assunto:

Diamantino faz a 1ª mediação virtual do Brasil
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394