Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.08.2024 13:52

Programa Verde Novo distribui 800 mudas de plantas durante ações de cidadania em Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Apesar de ser conhecida pelas altas temperaturas, a capital de Mato Grosso registrou, em 2023, 87 dias de temperatura acima de 40 graus. Algo inusitado, mas não surpreendente, já que com as mudanças climáticas, o calor tem aumentado consideravelmente.  Várias são as razões para o calor extremo e uma delas é a ausência de árvores nas cidades e a derrubada de matas e florestas. Então, para contribuir com o meio-ambiente, com a melhora do clima e da qualidade do ar, o Poder Judiciário de Mato Grosso instituiu o Programa Verde Novo, que garante a distribuição e o plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado brasileiro.
 
Na última semana foram dois, os eventos atendidos pela equipe do Programa, que somaram 800 mudas de árvores distribuídas, entre frutíferas, nativas do Cerrado e hortaliças. A arborização de uma praça pública no bairro Jardim Leblon, que fica perto de um dos empreendimentos da construtora Plaenge e durante três dias (15, 16 e 17 de agosto) no Festival do Chocolate, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá.
 
Arborização e distribuição de mudas A Construtora Plaenge, parceira do Programa Verde Novo há alguns anos, realizou, no sábado (17 de agosto), o plantio de 50 mudas de árvores Pata de Vaca, Ipês (branco, amarelo, rosa e roxo) e Oiti. As mudas foram plantadas na Praça Pública do Jardim Leblon, que fica perto de um empreendimento da empresa. A ação contou com a mão de obra de colaboradores da construtora e dos futuros moradores dos apartamentos.
 
Durante a atividade foram distribuídas 200 mudas de árvores frutíferas (amora, acerola e pitanga); árvores nativas (ipê branco e roxo) e ipês de jardim, além de hortaliças como hortelã, manjericão, alecrim, manjerona e orégano.
 
A praça pública foi construída pela empresa e conta com duas quadras de areia, quiosque, calçadas e agora está arborizada com mudas de árvores nativas.
 
De acordo com o gerente de engenharia do Grupo Plaenge, Carlos Augusto Santos, a construtora tem atuação voltada para a sustentabilidade e reforça seu compromisso com o meio ambiente em todas as etapas de construção de seus empreendimentos. Ele afirmou que a parceria e a participação em ações como o plantio e distribuição de árvores traz benefícios significativos para a cidade.
 
"Participar de um evento como esse é um prazer muito grande, porque traz melhorias para a população, para a sociedade e para o clima da cidade como um todo. A Plaenge trabalha de forma sustentável na construção dos nossos empreendimentos, e essa ação vem como um casamento em cima dessa ideia de sustentabilidade que a empresa tem há vários anos", afirmou Carlos.
 
Verde Novo no Festival do Chocolate Chocolate é produzido de sementes da fruta do cacau. Então, nada melhor do que distribuir mudas de árvores durante um festival onde a estrela principal é o chocolate. Foi o que aconteceu durante os três dias do Festival do Chocolate de Cuiabá, realizado na Arena Pantanal, entre os dias 16, 17 e 18 de agosto. Este é o terceiro ano consecutivo da parceria entre a organização do festival e o Programa Verde Novo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
No stand do Verde Novo, o público pôde escolher mudas de árvores nativas do Cerrado brasileiro, como os ipês e patas de vaca e também exóticas como o oiti e árvores frutíferas a exemplo da acerola, pitanga ou amora.
 
Foram doadas 200 plantas por dia de evento e conforme a organizadora, Zilda Castanho, a parceria é especial porque vai além do evento. Reflete o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
 
“Acredito que essa ação não só embeleza nossas cidades, mas também fortalece a conexão das pessoas com a natureza, promovendo um futuro mais verde e sustentável. É uma oportunidade de unir diversão e aprendizado, incentivando cada um a fazer sua parte para cuidar do meio ambiente. Juntos, estamos plantando sementes de um mundo melhor para as próximas gerações’, destacou a organizadora.
 
Sobre o Verde Novo – é um programa de arborização urbana do Poder Judiciário de Mato Grosso, executado em Cooperação Técnica com o Instituto Ação Verde e os municípios aderentes, em parceria com a Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred.
 
O objetivo do programa é o de incentivar o plantio e manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população. Árvores ajudam na redução da sensação térmica, no aumento da umidade relativa do ar e na purificação do ar.
 
As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal nº 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis.
 
O Verde Novo engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.
 
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou Instagram @projeto.verdenovo
 
 #Paratodosverem - Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem. Foto 1: a imagem mostra dezenas de caixinhas brancas de papel com as mudas de plantas. Nelas estão escritos os nomes da Plaenge e Programa Verde Novo com a logo. Foto 2: a imagem mostra uma mulher, com o rosto encoberto pelo chapéu que usa, abaixada, plantando a muda de uma árvore. Foto 3: a imagem mostra muitas mulheres escolhendo mudas de plantas, que estão em caixas de madeira. Atrás delas é possível ver as barracas do festival de chocolate. Foto 4: uma senhora, vestida com uma camiseta branca escrito tá até doce”, segura uma muda de planta. Ela mostra a planta e olha para a câmera.
 
Marcia Marafon 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br