Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.06.2019 17:43

Mais próximo da população: segunda edição do Judiciário em Movimento é encerrada em Livramento
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A cidade de Nossa Senhora do Livramento (38 Km a sul de Cuiabá) sediou, no sábado (15/06), o encerramento da segunda edição do Judiciário em Movimento. Moradores do município, especialmente das comunidades rurais, receberam diversos serviços judiciais, como Pai Presente, informações sobre adoção e até audiência de conciliação e mediação de conflitos. A ação de cidadania também ofereceu atendimento e orientação de saúde e emissão de segunda via de documentos.
 
O músico Clarindo Manuel dos Santos foi um dos beneficiados. No ônibus do Juizado Especial Itinerante (JEI), recebeu informações para regularizar a posse de uma área urbana. “A vinda da Justiça facilitou e muito. Agora, é esperar o resultado dos encaminhamentos feitos pelo juizado”, frisa.
 
Quem também foi buscar a ajuda da Justiça foi Silvana do Espírito Santo, que está desempregada, e o servidor público Adalberto Moraes Lopes. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma audiência de conciliação para regularizar o divórcio e estabelecer pensão alimentícia e a guarda compartilhada das duas filhas de sete e 11 anos de idade. “Foi muito bom, porque chegamos a um consenso. Seria mais difícil ir ao fórum, em Várzea Grande. E aqui definimos nossa situação”, destacou Adalberto Lopes. “Agora, fica mais tranquilo”, definiu Silva.
 
De acordo com a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Várzea Grande, que jurisdiciona Nossa Senhora do Livramento, Valéria Monteiro, a maioria dos atendimentos, no ônibus do JEI, foi sobre a normalização de casos de divórcio e pensão alimentícia. “Estamos felizes em poder fazer encaminhamentos que possam resolver a situação dessas pessoas”, assinalou Valéria.
 
O juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá também movimentou quem foi receber serviços e informações na área central de Livramento. Em menos de duas horas foram doadas mil mudas de árvores nativas (ipês roxo, amarelo e branco) e frutíferas, como acerola, caju e goiaba. ‘aqui tem muitas chácaras no entorno da cidade, e os moradores querem melhorar o pomar e fazer melhor arborização dos terrenos. Isso é fantástico”, pontuou Alexandre Augusto Duarte Corbelino, conciliador do Juvam.
 
“A ideia do Judiciário em Movimento é justamente a de levar esses serviços e, ao mesmo tempo, facilitar a vida desses cidadãos e cidadãs que muitas vezes não encontram tempo e nem tão pouco condições para procurar a sede da Comarca”, explica o juiz auxiliar da Presidência e coordenador estadual do Judiciário em Movimento, Agamenon Alcântara Moreno Júnior. “A presença da Justiça em ações como essa é de extrema importância, e o resultado aparece com mais eficiência, principalmente porque contamos com parcerias estratégicas, como prefeituras e legislativos e o governo estadual”, detalha o magistrado.
 
E a participação dos parceiros, de acordo com Agamenon Júnior, fica evidente no desempenho da Justiça Comunitária, coordenada em Mato Grosso pelo juiz José Antônio Bezerra Filho, da 1ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande. “Nossos parceiros, entre os quais o capitão dos Portos de Mato Grosso que representa a Marinha Brasileira (Cristiano Muniz), são solidários e dedicados, porque reconhecem a seriedade das atividades realizadas pelo Poder Judiciário”, assinala José Antônio Bezerra, salientando que mais uma missão dada à Justiça Comunitária pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, foi cumprida com a maior satisfação.
 
“Além dos serviços judiciais, oferecemos, por meio das nossas parceiras, corte de cabelo, regularização de documentos, aferição de pressão e glicemia, serviços de odontologia e orientações de saúde”, enumera o coordenador da Justiça Comunitária. E foi pelo atendimento às demandas da população que o magistrado e o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha receberam da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento Moção de Aplausos. A honraria foi entregue, respectivamente, pelo presidente do legislativo livramentense, vereador Gilson Almeida (PSDB), e pelo prefeito Silmar de Souza Gonçalves (PSDB).
 
“É uma honra receber, em nome do Judiciário, essa moção de proposição. Fico feliz e emocionado, porque mostra a importância do trabalho que desempenhamos para movimentar a Justiça garantindo mais celeridade, mais acessibilidade e eficiência”, assegurou o presidente do TJ. Segundo o desembargador, a próxima edição do Judiciário em Movimento será realizada na Comarca de Sinop (500 Km a norte da Capital).
 
 
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409