Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.05.2019 18:00

Alunos do Distrito do Sucuri participam de plantio e conscientização ambiental
Compartilhe
Tamanho do texto:
O desejo da pequena Eduarda Patrícia, 9 anos, é subir nos galhos, colher frutas e brincar com as colegas à sombra das árvores no pátio da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite. A instituição recebeu a equipe do projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, na tarde desta sexta-feira (24 de maio), no Distrito do Sucuri, em Cuiabá. Ao todo foram plantadas 20 árvores de espécies nativas e frutíferas da região, além disso, outras 500 foram doadas à comunidade.
 
Eduarda não ficou tímida ao dizer que quer seguir os passos de sua avó, uma ‘plantadeira de mão-cheia’ como disse. “Gostei bastante de plantar o pé de goiaba. Minha avó é assim como eu: ‘plantadeira’ de árvores no quintal. É muito legal ter árvores podemos subir, pegar as frutas e comer. Quando o pé de goiaba que nós plantamos hoje crescer vou chamar a Elis Regina e a Isabele para brincarmos”, anunciou.
 
E Isabele Vitória, 9 anos, disse que o convite da amiga está aceito. “Eu plantei uma pitanga e achei muito legal. Nós agradecemos que o pessoal do projeto pode vir aqui e nos dar essas plantinhas. Vamos poder brincar e comer as frutas quando elas estiverem grandes”, completou.
 
Para o assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Sérgio Savioli, a missão, além de arborizar a Capital, também é essa: “abordar nas escolas públicas o trabalho de educação ambiental. Isso é muito importante, pois, sabemos que as crianças são multiplicadores naturais. Elas levam esses conhecimentos para casa e espalham as informações com os amigos, tios e todos que conhecem”.
 
O coordenador do Disque Cidade Verde da Prefeitura de Cuiabá, Abel Nascimento, pontuou que é necessário que ações como essa sejam promovidas. “A maior importância de tudo é a sensibilização ambiental lenta e gradual dessas crianças. Para um mega projeto de rearborização da cidade; para a mitigação do impacto ambiental, trazendo de volta o título de cidade verde a Cuiabá, criando pequenos nichos ecológicos buscando amenizar o calor dessas ilhas”, comentou.
 
A diretora da EMEBC Professora Hilda, Rosemary Rezende de Carvalho, agradeceu a visita da equipe do Verde Novo e explicou que as aulas tiveram um ‘plus’ com a atividade prática durante o plantio. “Nossos alunos estão estudando a matéria de meio ambiente e esse plantio veio na hora certa. Além disso, vemos a necessidade de mais árvores na escola principalmente no entorno das salas de aula, para proporcionar lazer como piqueniques e sombra para abaixar a temperatura”, pontuou. A ação faz parte da programação especial em homenagem aos 8 anos de regularização do bairro, que foi realizada em 2011.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Projeto Verde Novo ganha reforço durante plantio em escola
 
 
 
Verde Novo promove plantio e distribuição de mudas nesse final de semana
 
 
 
Verde Novo: Sorvete Solidário arrecada R$ 5 mil em vendas que serão convertidas em plantio
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409