Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.02.2019 09:32

Equipe enfrenta maior desafio para chegar a São Pedro de Joselândia
Compartilhe
Tamanho do texto:
Para se chegar à quinta localidade que recebe o Ribeirinho Cidadão nesta edição de 2019 pela etapa fluvial, os 80 integrantes da expedição tiveram que encarar um caminho desafiador. O distrito de São Pedro de Joselândia, que concentra o maior número de pessoas, cerca de 1200, fica a quase 100 km de Barão de Melgaço.
 
O trajeto precisa ser feito em duas etapas. As equipes deixaram a chalana por volta das 7h, com poucos pertences pessoais e material de trabalho. Enfrentaram uma hora e meia de subida pelo rio Cuiabá, em 11 barcos a motor, dois apenas com equipamentos e medicamentos, outro da Marinha e um terceiro com a equipe da Coordenadoria de Comunicação do Poder Judiciário que acompanha toda a expedição. Enquanto os barcos subiam o rio, o sol pantaneiro chegava.
 
A primeira parada para descarregar os barcos foi na Pousada do Rio Mutum, na baía de Sia Mariana. Após carregar os dois ônibus e três caminhonetes, o grupo partiu para o Distrito.
 
O coordenador do projeto, o juiz José Antonio Bezerra Filho, explica que precisou mudar o trajeto inicial, pois o Rio Cuiabá está baixo e as chalanas não conseguem avançar. Além disso, o outro trajeto possível necessitaria de uso de tratores e cavalos. "Temos pessoas inexperientes e a segurança vem sempre em primeiro lugar. A missão é levar todos os serviços oferecidos no projeto na comunidade de Joselândia”.
 
Da Pousada do Rio Mutum até lá são 60 km de estrada de chão, pontes estreitas e muita poeira. As equipes do projeto Ribeirinho Cidadão seguiram por duas horas, ‘sacudindo’ como os alunos da região pantaneira que usam os ônibus escolares, emprestados pela Prefeitura de Barão de Melgaço para a segunda etapa do trajeto.
 
A chegada à Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professora Maria Silvino Peixoto de Moura foi às 11h30 e a equipe do Ribeirinho Cidadão se acomodou nas salas e a parte de saúde no postinho da cidade.
 
No Distrito existem duas pousadas, mas que estavam sem vagas. O jeito foi contar com a população. Parte da equipe dormiu na escola e outra em residências de moradores.
 
Às 14h começaram os atendimentos com serviços médicos, odontológicos, oftalmológicos, confecção de Carteira de Trabalho, RG, CPF, corte de cabelo, entre outros.
 
Ribeirinho Cidadão - O projeto é realizado pelo Poder Judiciário e a Defensoria Pública, em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil - 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, SESC Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Hospital Júlio Muller, Univag, OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Clóvis – Papai Noel, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, entre outros.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Ribeirinho Cidadão: médico e paciente diagnosticado com hanseníase se reencontram
 
Comunidade Cuiabá Mirim recebe equipe do Ribeirinho Cidadão
 
Maior demanda no Ribeirinho Cidadão em Porto Brandão é por serviços de saúde
 
Estirão Comprido é a primeira comunidade rural a receber Ribeirinho Cidadão 2019
 
Projeto Ribeirinho Cidadão destrava 400 seguros defeso em Santo Antônio e Barão
 
Casamento comunitário realiza sonho de famílias em Barão
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409