Enquete

  01) Sabia e já utilizei o serviço do SAI

  02) Ainda não conheço o serviço

  03) Gostaria de mais informações

Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

Notícias

08.02.2019 15:21

Luiz Ferreira participa de encontro nacional de corregedores em PE
Compartilhe
Tamanho do texto:
 O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Luiz Ferreira da Silva, está em Recife (PE), onde participa do 80º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge). O evento, que teve início na quinta-feira (7 de fevereiro) e prossegue até amanhã (9 de fevereiro), tem como tema “Eficiência, Gestão e Tecnologia”.
 
“A expectativa é muito grande. A nossa manhã de trabalho já contou com a presença do ministro Humberto Martins, que foi muito profícuo. Todos os palestrantes até agora foram muito importantes e competentes. Vamos levar daqui experiências valiosas para que a gente possa replicar em Mato Grosso”, salientou.
 
Conforme o magistrado, esse compartilhamento de experiências e conhecimento é extremamente significativo. “Aqui em Pernambuco, por exemplo, há uma estrutura muito grande, principalmente na parte de inteligência artificial, que está bem avançada. Eles têm muitos aplicativos e até nos ofereceram. Vamos buscar estreitar essa relação”, afirmou.
 
O Encoge busca promover o intercâmbio de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre as Corregedorias Gerais de Justiça com vistas à apresentação de propostas de melhoria para a uniformização e eficiência da atuação jurisdicional, além de fortalecer o papel institucional dos órgãos de controle e correção da atividade judicial.
 
O encontro teve início ontem, às 17h, no Palácio da Justiça do TJPE. A abertura ficou a cargo do corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e presidente do Colégio de Corregedores, desembargador Fernando Cerqueira, que destacou a importância dessa troca de experiências. Além do desembargador Cerqueira, compuseram a mesa de honra do evento o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, o corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins, o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, representando o governador Paulo Câmara, a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputada Simone Santana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, desembargador Agenor Ferreira de Lima, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel Calças.
 
O ministro Humberto Martins proferiu palestra magna durante o evento e afirmou que a mensagem trazida ao encontro seria de união entre as corregedorias para a uniformização dos procedimentos no tratamento das questões judiciais e extrajudiciais. “Esse trabalho é essencial para dar mais segurança e agilidade ao trabalho dos magistrados”, destacou. O ministro também falou de inovação e no aperfeiçoamento dos órgãos do Poder Judiciário, além da necessidade da presença efetiva do magistrado nas comarcas. “É importante a modernização do Judiciário, que já está funcionando de maneira virtual, mas revela-se essencial a presença física, efetiva, do magistrado nas comarcas”, afirmou.
 
Durante a cerimônia de abertura do 80º Encoge, a medalha de honra ao mérito ‘Desembargador Décio Antônio Erpen’ foi outorgada a mais de 50 personalidades. O encontro ainda contou com a apresentação do poeta Dedé Monteiro, da banda da Polícia Militar e do coral do TJPE, acompanhado da Orquestra Criança Cidadã.
 
Hoje a programação segue com a realização de uma plenária e de oficinas na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Entre os temas que serão discutidos estão o Combate à Fraude Previdenciária: Cooperação Interinstitucional entre o INSS e as Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça, Controle do Teletrabalho pelas Corregedorias, Violência Doméstica e familiar contra a mulher e Regularização Fundiária. Ainda será apresentada palestra sobre Tecnologia da Informação para a fiscalização estratégica - Projetos SICOR / SICASE, do TJPE. Neste sábado (9 de fevereiro) será elaborada a Carta do Encontro.
 
 
Lígia Saito (com informações do Encoge) / Fotos: Encoge
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409