Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.01.2019 14:09

Coordenadores do Ribeirinho fazem convite oficial a governador
Compartilhe
Tamanho do texto:
O juiz José Antônio Bezerra Filho, coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18 de janeiro) com o governador Mauro Mendes para convidá-lo formalmente a prestigiar a iniciativa. Acompanhado dos defensores públicos Air Praeiro e Munir Arfox, que este ano é o responsável pelo projeto pela Defensoria Pública, o magistrado afirmou que a participação do Governo do Estado é fundamental em razão dos serviços que serão ofertados à população ribeirinha.
 
“Viemos fazer formalmente o convite e conclamar a parceria. Evidentemente que o brilho do Ribeirinho Cidadão depende de todos e a participação do governo é primordial, visto que os serviços a serem oferecidos através das respectivas secretarias nos dão a credibilidade do êxito, do sucesso”, ressaltou José Antonio.
 
Segundo explicou, o governador ficou bastante sensível à causa, pois já conhecia o Ribeirinho Cidadão e, inclusive, já havia apoiado a iniciativa quando foi prefeito de Cuiabá. “Ele já participou conosco e agora, como governador, embora o Estado esteja passando por essa dificuldade, como foi colocado muito bem claro, há um compromisso sim de efetivamente o Governo do Estado participar e somar esforços, principalmente nos ‘dias D’, que serão realizados em Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, nos dias 4, 5 e 13 de fevereiro. Isso já é uma satisfação, embora estejamos aguardando o retorno de cada secretaria, de cada ente estadual, a confirmar os serviços nos próximos dias, para que possamos alinhar com os municípios e as comunidades, rio abaixo”, complementou.
 
Dentre os serviços a serem ofertados pelo Poder Executivo estão o contrato de parceria com a Casa Civil para as embarcações, fornecimento de medicamentos via Secretaria de Saúde, identificação via Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec – Secretaria de Segurança Pública), parceria com Secretaria de Cultura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. “Todos os serviços que o governo possa trazer para o dia D serão de fundamental importância. Identificação, questão previdenciária, parte lúdica de todas as formas... É importante porque têm uma estrutura muito maior que a nossa. Isso abrilhanta, fortalece o nosso propósito do Ribeirinho Cidadão, que é fazer o bem, não interessa a quem”, enfatizou José Antonio.
 
Já o defensor Munir Arfox assinalou que quanto mais parceiros o Ribeirinho Cidadão angariar, melhor. “São mais anseios que vão ser atendidas nas comunidades ribeirinhas. Essa é a busca que sempre temos em mente. O Ribeirinho está na 12ª edição, não participei apenas da primeira, as demais, com a graça de Deus, tenho participado, e é com grande satisfação que a gente se faz presente. Quando nos deparamos com um sorriso no rosto de um ribeirinho que tem os anseios atendidos, o valor é incalculável”.
 
A 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão ocorrerá durante o mês de fevereiro. De 4 a 14 será realizada a etapa fluvial e, no período de 17 a 25, a fase terrestre. A ação é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Defensoria Pública e vários outros órgãos e instituições. O objetivo de levar diversos tipos de serviços assistenciais às comunidades ribeirinhas carentes dos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Juscimeira.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Judiciário arrecada brinquedos para o Ribeirinho Cidadão
 
Índios pantaneiros receberão visita do Ribeirinho Cidadão
 
Projeto Ribeirinho Cidadão estimula ações ambientais em comunidades pantaneiras
 
Ribeirinho Cidadão: duas aldeias serão atendidas
 
Ribeirinho Cidadão atenderá quase 50 comunidades
 
Vem aí a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409