Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.12.2018 16:04

Práticas sustentáveis são apresentadas em encontro
Compartilhe
Tamanho do texto:
As práticas sustentáveis estão sendo fomentadas, discutidas e difundidas durante o III Encontro de Sustentabilidade na Administração pública de Mato Grosso realizado nesta sexta-feira (7 de dezembro), pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento ocorre no auditório Gervásio Leite, na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá, e conta com a participação do público interno e externo.
 
Na abertura do evento, o presidente eleito para o próximo biênio (2019/2020), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, falou da importância de o TJMT promover esse evento. Na ocasião, ele também relatou números significativos alcançados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso no que diz respeito à sustentabilidade e economia das práticas adotadas pelo Judiciário. Como exemplo, o magistrado citou os mais de dois milhões de copos que deixaram de ser lançados no meio ambiente após a utilização de squeezes pelos servidores, bem como a redução de 40% das despesas com papel em todas as comarcas do Estado.
 
“Sabemos que nossas ações terão consequências no futuro, apesar de muitos não acreditarem nisso. Temos que fazer a nossa parte. As ações adotadas e o Núcleo Socioambiental foram instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça e nós estamos desenvolvendo com tudo aquilo que é possível para ajudarmos a questão ambiental, seja na economia de energia, de papel. É uma questão de consciência e o poder público tem que dar o exemplo e conscientizar os servidores para que eles passem a difundir as informações, conscientizando sua família e adotando essas medidas sustentáveis”, destacou o magistrado.
 
A líder do Núcleo Socioambiental do TJ, Ana Carolina Ferreira, ressaltou a importância de incentivar a realização de encontros como esse e disse que o trabalho de conscientização deve ser constante. “Precisamos fomentar a questão socioambiental, o consumo consciente sustentável, a melhor eficiência do gasto público, evitar o desperdício. É um trabalho contínuo e devemos integrar, agregar, trazendo outros órgãos para participar, os agentes púbicos para discutirmos sempre questões importantes, como as que serão abordadas durante todo o dia aqui”, salientou.
 
Dentro da programação, foi realizado o painel “Licitações sustentáveis”, com a participação do conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luís Henrique Lima. Ele foi o relator das contas do TJMT do exercício 2017 e enfatizou as questões sustentáveis adotadas pelo Judiciário mato-grossense. “Nós identificamos grande evolução na qualidade da gestão do Poder Judiciário e sem dúvida o aspecto da sustentabilidade contribuiu para isso”, afirmou.
 
Na oportunidade, o conselheiro falou da satisfação em participar do painel em questão. “Para mim, foi uma honra e uma alegria ter participado desse painel porque este tema da sustentabilidade na administração pública é de enorme relevância e é muito bom que o Poder Judiciário de Mato Grosso esteja antenado, preocupado em ampliar suas práticas de sustentabilidade, reduzir o consumo de energia, adquirir materiais de menor impacto ambiental com certificação, adotar as melhores práticas na sustentabilidade da administração pública”, comentou.
 
A servidora do TJMT, Mara Florêncio, também debateu o assunto voltado às licitações sustentáveis onde foi abordada a mudança na legislação, desde quando era possível fazer licitações públicas sustentáveis, como deve ser feita a justificativa para esse procedimento, onde deve ser inserido os critérios de sustentabilidade e como harmonizar os princípios para que haja competitividade.
 
“A licitação sustentável é uma licitação normal, só que a gente estipula como padrão de qualidade do produto, critérios sustentáveis, como certificação (selo) ambiental, que é inserido dentro da classificação do produto e não nas condições de habilitação do licitante. O Tribunal de Justiça já utiliza a licitação sustentável, mas ainda há alguns desafios a superar. Precisamos conhecer mais o mercado, o ciclo de vida de um produto”.
 
A diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa proferiu palavras sobre a importância do evento para o fomento da sustentabilidade, bem como sobre a mudança de mentalidade das pessoas em prol do meio ambiente. Ainda para agregar os valores à importância das práticas sustentáveis, o Teatro do TJ, Fé/Amor/Alegria cantou o hino nacional com a instrumentalização de itens utilizados em escritório, reutilizáveis. Após, os integrantes cantaram músicas alusivas à importância da conscientização ambiental, economicidade.
 
Estavam presentes no evento o corregedor-geral de Justiça, eleito para o próximo biênio, desembargador Luiz Ferreira, o juiz auxiliar da atual gestão, João Thiago Guerra, coordenadores e diretores de áreas do TJ, gestores de várias comarcas do interior, além de servidores do TJ.
 
No espaço onde ocorre o evento, os participantes podem conferir também a exposição sustentável com artesanatos feitos com material reciclável, materiais de garrafa pet, madeira, garrafas de vidro, além de comida vegana, terrário, entre outros.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Gestores recebem curso sobre sustentabilidade
 
Central de Arrecadação: servidores são capacitados
 
TJMT promove 3º encontro de sustentabilidade
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409