Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.08.2018 17:18

Dia do Estagiário: rumo à vida profissional
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os profissionais renomados não nascem prontos. Eles necessitam da prática diária, das oportunidades e de experimentar o mercado de trabalho. Neste sábado (18 de agosto) é comemorado o Dia do Estagiário, responsável por levar à empresa e às instituições públicas o que aprendeu na escola/universidade e, em troca, adquirir experiências e vivências na área de atuação. A função é regulamentada desde 25 de setembro de 2008, pela Lei 11.788.
 
No Poder Judiciário, atualmente, são quase 2 mil estagiários distribuídos na Primeira Instância (1406 em nível superior e 272 nível médio) e Segunda Instância (16 em nível médio e 212 em nível superior). Para comemorar a data, a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) bateu um papo com alguns dos nossos estagiários para relembrar a importância deles na Justiça Estadual.
 
Uma experiência para a grande decisão - Há um ano e oito meses trabalhando no Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) da Coordenadoria Judiciária do TJMT, Victor Hugo Santos Nogueira, que cursa o sexto semestre de Direito, já se vê trabalhando no serviço público quando se formar. “É trabalhando aqui que conhecemos formas de resolvemos conflitos de onde e como atuaremos no mercado. Minha intenção depois dessa experiência é trabalhar no serviço público para servir o povo. Praticando o direito desse lado do balcão, pois há muito serviço e responsabilidades. Os servidores do Judiciário trabalham em busca de levar a Justiça para à população e essa missão é incrivelmente nobre”, disse Victor.
 
O estagiário apontou que o aprendizado norteará suas ações no futuro. “A experiência é muito rica, pois aqui nós aprendemos a concretização do Direito – a norma e a aplicação dela. Auxiliamos os servidores e em cascata estamos trabalhando em prol da sociedade e, por fim, apreendemos novos ensinamentos do dia a dia. A bagagem que os estagiários levam aqui da coordenadoria é muito grande e fundamentará nossas ações no futuro e até na escolha da área de atuação”, ponderou.
 
Um passo à frente - Já Aliny Figueiredo Ferreira, estagiária da Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, afirma que quem faz o estágio sai na frente dos colegas na faculdade que perdem essa oportunidade. “Vejo que estar aqui me dá vantagens em relação aos meus colegas na faculdade. Isso porque o professor cita algum conceito na sala de aula e eu já sei como é a sua aplicação na prática diária. Aqui nós já temos as lições de ética e responsabilidade que deveremos levar para a vida toda. Além disso, há a humildade, pois sempre precisamos perguntar quais as maneiras certas de se fazer determinada tarefa. Mesmo que depois possamos sugerir novas ações, inovações e maneiras diferentes de produzir. Isso torna nossa estadia aqui harmônica, pois temos a experiência dos servidores e gestores aliada à nossa vontade de aprender e de mudar as coisas”, pontuou Aliny.
 
Não faça só o ‘arroz com feijão- E se os caminhos estão indefinidos para Victor e Aliny, Matheus Freire Amorim – assessor da Coordenadoria Judiciária do TJMT – já tomou sua decisão: trabalhar no Poder Judiciário. Matheus também foi estagiário do Dejaux, por um ano e oito meses. Em sua oportunidade buscou se destacar ao fazer sempre o seu melhor e hoje após a formatura já ingressou no Poder Público. “Sempre acreditei na máxima que não devemos fazer somente o ‘feijão com arroz’, pois todos já fazem o básico. O importante tanto no estágio, quanto na vida, é tentar ir além do óbvio e se empenhar para fazer o máximo possível. Se destacando no bom sentido – já me falaram que ‘prego que se destaca, leva martelada’. Mas as marteladas virão de qualquer forma, sendo destaque ou não, então sempre busquei dar o meu melhor”, comentou.

Ganham as instituições e ganham os estagiários - A coordenadora judiciária do TJMT, Karine Moraes Giacomeli de Lima, explicou que a relação entre as instituições e os estagiários sempre deve visar à recíproca ajuda. “Os estagiários têm uma relação de ‘ganha-ganha’, ou seja, ganha o estudante que aprende mais sobre a sua área de atuação e ganha a instituição que tem a sua produtividade aumentada”, denotou a servidora.
 
E eles são imprescindíveis para o funcionamento das instituições e empresas. “Se o gestor souber aproveitar essas características que os estagiários trazem consigo, todos saem no lucro. Todavia, nós precisamos de bons mestres e professores. Os gestores têm uma responsabilidade muito importante em formar esses profissionais. Por isso, precisamos repassar valores éticos, ser os exemplos, mostrar o caminho da retidão, pois seremos os seus primeiros chefes. Por fim, os estagiários são tão importantes que além de nos ajudar com todas as tarefas; trazem alegria ao nosso ambiente de trabalho, são questionadores, inovadores e nos fazem repensar métodos e, por fim, evoluindo com a novidade e o olhar aguçado de quem quer aprender e ser valorizado”, homenageou a coordenadora.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409