Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.08.2018 10:01

Presidente define meta para implantação de PJe 2.0
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiros, definiu o cronograma para a implantação da versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), no âmbito do Poder Judiciário mato-grossense. A atualização do sistema respeitará a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se efetivará até o dia 10 de setembro. Para tanto, foram estabelecidas metas de capacitações para servidores, magistrados e operadores do Direito. Além disso, estão suspensos os prazos processuais entre os dias 10 a 14 de setembro.
 
“A atualização do sistema vem para aperfeiçoar a usabilidade da ferramenta processual, já implantada em todo o país e, dessa forma, aperfeiçoar ainda mais a prestação jurisdicional, facilitando o acesso ao Poder Judiciário”, afirmou o desembargador Rui Ramos.
 
As ações para a concretização da atualização foram definidas em reunião de Nível 2 (N2), no último dia 27 de julho. Ao longo do encontro, foram apresentados alguns dos benefícios da nova versão, tais como: inclusão de mais de 100 melhorias ou novas funcionalidades; adaptação de acessibilidade; melhoria de performance; novo painel do magistrado e servidores; melhoria de usabilidade; otimização de recursos de infraestrutura; adoção do PJe Office para assinatura; compatibilidade com versões mais recentes dos navegadores etc.
 
De acordo com o gestor de projetos da TI, Rafael Brecailo Kloeckner, há mudanças significativas no sistema. “Entre os destaques podemos falar da nova navegabilidade (layout); da liberdade para uso de qualquer navegador; novos painéis de trabalho; etiquetas em vez de caixas; organização de tarefas em painéis; assinatura mais rápida de documentos. Enfim, são muitos pontos que devem ser observados e enumerados”, pontou.
 
Rafael salientou também que os painéis estão mais limpos e leves. “O acesso aos processos e aos seus detalhes também foram melhorados. A pesquisa localiza o processo em qualquer lugar, mesmo estando dentro de caixas. A página inicial de acesso ao serviço PJe também mudou. Agora, é mais leve e mais rápida, isto porque não é mais necessário esperar pelo carregamento do botão ‘Acessar com certificado digital’”, explicou.
 
Confira o cronograma
 
As determinações foram assinadas pelo presidente do TJMT e circularam no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (6 de agosto). A fim de direcionar o planejamento da implantação da versão 2.0, foram definidas as entregas para garantir a execução das ações de forma sistematizada, que deverão ser concluídas no mês de agosto do corrente ano, conforme o plano de ação abaixo:
 
13/08 a 15/08 – Reciclagem dos instrutores na versão 2.0.
 
27/08 – Será realizada apresentação das principais alterações da nova versão para os 11 polos do Estado.
 
 
28/08 – Será realizada apresentação das principais alterações da nova versão para os servidores dos gabinetes do TJMT e da Turma Recursal.
 
10/09 a 14/09 – Serão disponibilizados aproximadamente 21 multiplicadores reciclados para auxiliar na implantação da versão 2.0 com o objetivo de oferecer suporte às seguintes comarcas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Água Boa, Colíder, Nova Mutum e Campo Verde.
 
Confira todas as informações na página 91 do DJe (clique AQUI).
 
Leia matérias correlatas:
 
TJMT define ações para implantação do PJe 2.0
  
TJMT disponibiliza jurisprudência do PJe
 
TJMT garante acesso de qualidade ao PJe
 
PJMT com banda larga e sistemas mais confiáveis
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409