Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.08.2018 16:14

Escola é destaque em capacitações sobre PJe
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os servidores da Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso receberam elogios e reconhecimento aos serviços prestados na área de capacitações do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O trabalho foi lembrado pelo juiz auxiliar da presidência, João Thiago Guerra, durante reunião de apresentação do novo PJE 2.0. Atualmente a escola conta com cursos, palestras, capacitações, treinamentos, oficinas e o projeto ‘On the Job’ – que leva as capacitações ao local de trabalho dos operadores do direito mato-grossense.

De acordo com o gestor de projetos da Escola dos Poder Judiciário, João Bosco Monteiro da Silva Júnior, a instituição contava com apenas três instrutores há dois anos. “O desafio da nossa escola é formar mais instrutores e multiplicadores dos conceitos e técnicas do PJe. E foi pensando nisso e contando com o apoio da nossa presidência nós conseguimos aumentar o número para 23 instrutores. Fizemos toda uma análise de perfil - de quem tinha as capacidades de ensinar, para que eles repassassem essas informações de forma eficaz para os demais servidores”, apontou o servidor.

Além disso, João Bosco explicou que as capacitações evoluíram desde então e hoje a escola conta com abordagens diferenciadas para levar conhecimento aos servidores e magistrados de todo estado. “Nós criamos uma metodologia de ensino que é o On the Job que leva os instrutores até as comarcas. Lá eles atuam com as pessoas que já utilizam o PJe apresentando inovações, novas ferramentas do sistema e sanando dúvidas. Além disso, também ouve as ponderações dos usuários para sempre aperfeiçoar o sistema e a usabilidade do PJe. Essa capacitação feita na bancada de trabalho de cada servidor é diferenciada de tudo que vimos no país”, disse.

O trabalho desenvolvido pela escola contou com pleno apoio da administração do TJMT e por conta disso foi merecedora de elogios. “Nós nos preocupamos muito com a qualidade do trabalho dos nossos servidores e por isso demos especial atenção ao trabalho desenvolvido pela escola. Por meio das capacitações aperfeiçoamos a nossa prestação jurisdicional e difundimos o conhecimento. Por meio dos instrutores temos essa aproximação com o dia-a-dia nas comarcas e descobrimos desafios no sistema para aperfeiçoá-lo”, disse o vice-diretor-geral Eduardo Campos.

A Escola é referência nos treinamentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que permite uma tramitação mais célere, dinâmica e uma atuação mais rápida das pessoas envolvidas, seja público interno ou externo. Além disso, conta com cursos, palestras, capacitações, treinamentos e oficinas de variados temas.

Atualmente, o foco da Escola é atender as parcerias dos vários setores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), como por exemplo, a Corregedoria-geral da Justiça (CGJ/MT), Coordenadorias de Recursos Humanos (RH) e Tecnologia da Informação (TI), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Justiça Comunitária, Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409