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Poder Judiciário de Mato Grosso

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11.07.2018 16:02

Roo recebe orientações sobre redução de despesas
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Equipe do Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) e Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça estiveram na Comarca de Rondonópolis, a convite do juiz e diretor do Foro, Francisco Rogério Barros para falar aos servidores e terceirizados sobre assuntos relativos à economia e sustentabilidade, que impactam diretamente nas contas do Poder Judiciário.
 
A Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJMT tem percorrido as comarcas para conscientizar e passar orientações, in loco, sobre a importância da economicidade de despesas, bem como verificar como estão os procedimentos referentes à essas questões. Em Rondonópolis foi realizada apresentação do GMD, que monitora os gastos de energia elétrica, telefonia fixa, telefonia móvel, correio, papel e outsourcing (terceirização de impressão).
 
Para o juiz Francisco Barros, a visita da equipe foi muito importante uma vez que esclareceu as medidas já adotadas pelo tribunal e falaram sobre exemplos simples que refletem na economia no fim do mês, como desligar computadores, luzes e ar condicionado quando saem para o almoço.
 
“Hoje a grande questão é a sustentável. Fazer muito com pouco, não só no trabalho, mas em casa também. Vivemos em tempos de crise econômica e o poder público tem que economizar. São medidas simples que têm grandes resultados”, disse.
 
De acordo com o magistrado, algumas medidas já foram adotadas na comarca de Rondonópolis, como redução do uso de copos descartáveis, com a distribuição das squeezes aos servidores e a coleta de papel em parceria com uma cooperativa local.
 
“Temos a preocupação com a economia e também com o impacto que gera ao meio ambiente. É difícil mudar alguns hábitos. São medidas quem implicam num resultado em longo prazo, mas que são muito satisfatórias”, ressaltou.
 
Segundo o juiz os terceirizados da comarca, que são os que fazem a limpeza dos setores foram orientados a não deixar ar condicionado e lâmpadas ligados caso não haja ninguém em sala.
 
A diretora do Departamento de Protocolo do TJ, Nilce Maria Camargo da Silva integrou a equipe e também avaliou a visita como de grande relevância no sentido de se estreitar os trabalhos relacionados ao GMD com os servidores da comarca, o que reflete nos resultados dos trabalhos.
 
“Passamos diversas orientações no sentido de postagem de correspondências e na utilização dos correios, bem como a importância de fazer triagem antes de realizar postagens, como verificação de endereço do destino, saber se determinada correspondência poderia ser enviada via malote do tribunal, ou por mensageiro ou oficial de justiça”, falou Nilce ao ressaltar que essas são algumas medidas que trazem economia.
 
Conforme a diretora foram alinhados os trabalhos também no sentido de utilização do e-mail e planilha para acompanhamento das correspondências, a fim de se evitar a devolução das mesmas. “É importante termos cautela nesses envios. O trabalho em conjunto com as comarcas tem sido proveitoso. Eles entenderam a importância e nos repassaram as dificuldades encontradas. Essa troca de experiência é muito importante”, discorreu a diretora.
 
A líder do Núcleo Socioambiental do TJMT, Ana Carolina Ferreira reforçou aos servidores as ações que estão previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS), uma diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falou da importância da consciência que deve ser adotada por todos que ali trabalham.
 
A equipe falou também da premiação que é realizada pelo Tribunal de Justiça, que concede selos às comarcas que mais se destacam nas questões relativas à economia de despesas e foram esclarecidas diversas dúvidas sobre o assunto.
 
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Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409