Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.07.2018 11:52

Encontro dos Cejuscs começa nesta quinta-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso sedia nesta quinta e sexta-feira (12 e 13 de julho) o “3º Encontro dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Estado de Mato Grosso”. Promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o evento terá lugar no Auditório Gervásio Leite, na sede do TJMT, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h30, e contará com a participação dos gestores judiciais e dos juízes coordenadores dos Cejuscs de todo o Estado.
 
A programação terá início com a Oficina de Procedimentos voltada aos gestores judiciais. Com abertura marcada para as 9h30, a iniciativa abordará o trabalho do Comitê do Sistema Informatizado de Conciliação, seguindo do preenchimento dos relatórios desse sistema e mesa redonda com os gestores.
 
A abertura oficial será realizada na tarde de quinta-feira (12 de julho), às 14h30, com a presença do presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, da presidente do Nupemec, desembargadora Clarice Claudino da Silva, e do coordenador do Núcleo, juiz Hildebrando da Costa Marques.
 
Às 15h, o desembargador Roberto Portugal Bacellar, membro do Tribunal de Justiça do Paraná e do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai proferir palestra sobre o tema “Justiça Multiportas”. Na sequência, haverá debates entre os participantes.
 
Às 17h terá início o painel de temas administrativos, cujos expositores serão a presidente e o coordenador do Nupemec. Serão abordados temas como a capacitação de conciliadores e mediadores judiciais, mutirões, cadastro e pagamento de mediadores, audiência do artigo 334 do novo Código de Processo Civil, e serviços do Cejusc, como as oficinas de parentalidade, círculos de paz e Direito Sistêmico. O encerramento está previsto para as 18h30.
 
Na sexta-feira, às 9h30, o desembargador Roberto Bacellar volta a palestrar, desta vez sob o tema “Justiça Restaurativa”, seguido de debate. Às 11h está prevista a apresentação de um círculo de paz. Às 14h30 serão apresentadas boas práticas dos Cejuscs, seguido da palestra de encerramento do evento.
 
Segundo a presidente do Nupemec, desembargadora Clarice Claudino, a primeira parte do encontro tem a finalidade de ajustar e padronizar as atividades diárias de rotina com os gestores. À tarde, o encontro ganhará ainda mais corpo com a participação dos coordenadores dos Cejuscs. “Teremos um palestrante que é uma das maiores autoridades em política pública de tratamento adequado de conflitos no Brasil, que é o desembargador Roberto Bacellar. Ele é um dos grandes ícones da nossa justiça brasileira porque muito antes de ter CNJ ele já trabalhava nisso com as antigas comissões do movimento permanente pela conciliação”, ressalta.
 
Conforme a desembargadora, na sexta-feira a palestra vai abordar a Justiça Restaurativa, seguida de apresentação de círculo de paz. “Muita gente tem curiosidade, pois nunca viu, inclusive os próprios colegas magistrados. Vamos fazer apresentação teórica e depois prática. Depois vamos tratar de diversos temas administrativos e as boas práticas. Tem três Cejuscs que se inscreveram – juizados especiais da Capital, de Primavera do Leste e de Alto Araguaia. A gente vai ajustar os focos, discutir as dificuldades, apontar os pontos fortes e os fracos, e trabalhar no desenvolvimento de melhorias, porque para o próximo evento vamos chamar o público em geral e todos os demais magistrados, entidades e parceiros”, complementa.
 
Clarice revela que em agosto será realizado outro evento, desta vez com o tema “Justiça Multiportas”, ou seja, abordando a conciliação, mediação, Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (65) 3617-3799/3617-3658/3617-3659.
 
 
Lígia Saito/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409