Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.05.2018 17:31

TJMT investe em equipamentos de segurança
Compartilhe
Tamanho do texto:
Equipamentos que vão melhorar a segurança no Poder Judiciário de Mato Grosso foram entregues na manhã desta sexta-feira (18 de maio) à Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça (TJMT). Em paralelo, duas torres de transmissão estão sendo instaladas, uma na sede do TJ e outra no Fórum de Várzea Grande, para interligar todo o sistema dos itens adquiridos. A aquisição faz parte do projeto de segurança institucional do Planejamento Estratégico da atual gestão (biênio 2017/2018) e a previsão é que no início de julho deste ano o sistema já esteja operando normalmente.
 
Ao todo são 114 unidades: estação de rádio em UHF, cada um composto por duas estações repetidoras; transpector de uso móvel em viaturas, transpector móvel em base fixa, transpector portátil tipo Han Talk normal; transpector portátil tipo HT para uso discreto; transpector móvel em base fixa para uso em situação de emergência (pânico) e sistema de despacho – gerenciamento de rede de rádios digitais.
 
Os equipamentos têm funcionalidades muito importantes e permitirão uma estrutura mais moderna, com operação em frequência digital, melhorando e potencializando a comunicação em todos os aspectos entre os terminais dentro dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e suas unidades judiciárias.
 
O tenente-coronel Murilo Franco explicou que os equipamentos possuem última tecnologia, com comunicação digital e frequência criptografada, o que não permitirá interceptações de nenhuma espécie. “Estamos modernizando o sistema de comunicação justamente para prover segurança para os usuários que vãos aos prédios da justiça, para os magistrados e servidores e também para os agentes que utilizam os equipamentos”.
 
Os rádios portáteis, por exemplo, possuem duas características distintas: alguns são um pouco maiores, que serão utilizados pelos policiais que estão no dia a dia na segurança predial, institucional das comarcas e do tribunal e os rádios menores que são para segurança velada, são aqueles que o agente de segurança utilizará e de fato vai ficar dentro do bolso do terno. “Os rádios contêm botão de pânico que ao ser acionado comunicará todo o sistema que naquele local haverá necessidade de uma interferência ou de um apoio”, complementou Franco.
 
As torres de transmissão que estão sendo construídas permitirão toda essa interlocução de segurança. No Tribunal de Justiça a estrutura possui 60 metros e em Várzea Grande, 42. O tenente-coronel explicou que a obra prevê a possibilidade de ampliação caso haja crescente demanda futura.
 
“Sabemos que em Várzea Grande a sede da Comarca será em outro local futuramente. Tudo isso já foi pensado. Após a construção das torres teremos um período de treinamento dos operadores do sistema em si e posteriormente o início da operação do sistema”
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409