Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.05.2018 08:44

Juvam realizará limpeza no Ribeirão Arareau
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá) realizará no dia 9 de junho, a sexta edição do Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau – Projeto “O Rio é Nosso”. A ação é feita em parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Ong Cantinho de Proteção Animal-CPAR. 

As diretrizes relativas à organização e logística do evento foram definidas em reunião realizada pelo Juvam, liderado pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, com os voluntários do mutirão de limpeza, nesta segunda-feira (14 de maio), no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum local.
 
De acordo com o planejamento, a concentração das equipes será a partir das 6h, no Parque Arareau Dimas de Oliveira Castro, localizado na Vila Cardoso. A programação começará com café da manhã que será servido para os voluntários do mutirão. O Corpo de Bombeiros Militar fará as orientações de segurança às equipes participantes do evento.
 
A mobilização vai abranger aproximadamente cerca 600 pessoas de diversas entidades de classes, órgãos públicos, iniciativa privada, Ongs de proteção animal e ambiental, universitários, entre outros. Os participantes receberão kits de contendo luvas e sacos de lixo.
  
A limpeza será executada no leito e margens do córrego. Ao todo foram definidos nove trechos de limpeza que vai da ponte da Rua José Barriga, localizada no bairro Jardim Santa Laura, até a cabeceira da ponte do bairro Jardim Primavera. Cada trecho contará com apoio de uma canoa e dois pescadores da Colônia Z3, que farão a coleta dos resíduos para que a equipe responsável pelo trecho os recolha e os deposite nas caçambas fixadas à beira do córrego. Todo o material recolhido durante a ação será levado por caminhões para o aterro sanitário do município.
 
Em edições anteriores do mutirão de limpeza do Ribeirão Arareau (1ª a 5ª), ocorridas nos anos de 2015 a 2017, foram retirados do local mais de 700 toneladas de resíduos sólidos. Todos eles materiais que poluem o meio ambiente como, sofás, máquinas de lavar, geladeiras, bicicletas, garrafas pets, pneus e outros topos de lixo.
 
Paralelo ao mutirão de limpeza será realizado na Avenida Rotary Internacional, nas proximidades da ponte do Ribeirão Arareau, pit stop educativo coordenado pela Polícia Militar do 5º Batalhão de Rondonópolis.
 
Também dão apoio ao evento a Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro - 18º GAC, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.
 
Keli Coutinho
Especial para Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409