Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.02.2018 16:33

Ribeirinho Cidadão: visita técnica em Barão
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Pelas água do rio Cuiabá a coordenação do projeto ribeirinho Cidadão visitou, nesta sexta feira (23 de fevereiro), quatro comunidades na região de Barão de Melgaço. O objetivo foi verificar as questões relativas a estrutura e logística nessas localidades, que receberão os atendimentos e serviços durante a 11 edição do Ribeirinho Cidadão, no inicio de abril.
 
Foram percorridas as comunidades de Estirão Comprido, Porto Brandão, Cuiabá Mirim e Conchas, que integrarão a etapa fluvial da ação.
 
O juiz que coordena o ribeirinho Cidadão, Jorge Tadeu disse que a expectativa é a melhor possível para a realização do projeto. O magistrado ressaltou que o principal é atender o maior número possível de pessoas que tanto necessitam dos serviços ofertados.
 
"Estamos percorrendo os locais onde haverão os atendimentos para verificar a estrutura, espaço, energia elétrica e como se dará toda logística, bem como todo levantamento de campo, como por exemplo, quantas pessoas moram nesses locais. Estamos querendo alcançar pelo menos 80% dos atendimentos e evitar que pessoas voltem para casa sem ser atendidas".
 
Sobre a visita in loco em Estirão Comprido o defensor público, que também está a frente da coordenação e que já participou de dez edições do Ribeirinho Cidadão, Munir Arfox destacou que visitar as comunidades antes do início do evento faz toda diferença. "Vimos que a estrutura da escola contempla o que será necessário para desenvolver os trabalhos".
 
O prefeito de Barão de Melgaço, Elvio Queiroz acompanhou todo o percurso e disse que receber um projeto como esse é de grande relevância, principalmente para um município carente como este. "A equipe está vendo as dificuldades para chegar nessas comunidades. Com esse projeto traz-se os benefícios para os ribeirinhos e eles não precisam se deslocar até a cidade. Isso vai facilitar muito a vida deles, já que muitos nunca foram a Cuiabá. Só temos que agradecer. Temos visto a grande quantidade de pessoas beneficiadas com o Ribeirinho Cidadão e eles se sentem honrados de receber esses serviços em suas comunidades".
 
O pescador Wilton Joelson de Araújo, de 38 anos mora em Estirão Comprido e contou que todos os anos ele e a família esperam pelas equipes que chegam para fazer os atendimentos por meio do projeto. Nascido e criado na comunidade, ele fala que sempre utiliza os serviços oferecidos, principalmente os filhos e agora o netinho. "Eles fazem identidade, consultam com médico e dentista. Isso é muito importante para a gente porque temos dificuldade de consultar na própria cidade. A nossa expectativa é grande".
 
O projeto Ribeirinho Cidadão terá início no dia 2 de abril com a etapa fluvial saindo da cidade de Santo Antonio do Leverger. A etapa terrestre do projeto está prevista para o mês de maio.
 
Dani Cunha/ Fotos Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409