Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.02.2018 13:00

Ribeirinho Cidadão será realizado em abril
Compartilhe
Tamanho do texto:
O projeto Ribeirinho Cidadão deste ano terá início no dia 2 de abril, nas comunidades Praia do Poço e Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). A etapa fluvial do projeto dura até o dia 7 de abril e contempla também o município de Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá) e comunidades circunvizinhas.
 
Barcos, veículos traçados e ônibus buscam os moradores que residem em locais mais distantes e inacessíveis para levá-los até os atendimentos de justiça e cidadania que são disponibilizados no projeto.
 
Atendimento jurídico, tanto judicial quanto extrajudicial, demandas cartorárias, casamento social, solução de conflitos, mediação e conciliação são os principais serviços prestados pelo Poder Judiciário.
 
Nesta sexta-feira (23 de fevereiro), o juiz-coordenador da Justiça Comunitária, Jorge Tadeu Rodrigues, e toda a equipe envolvida no Ribeirinho Cidadão (Escritório de Projetos, Coordenadoria de Infraestrutura e Coordenadoria de Tecnologia da Informação) realizam uma visita técnica no município de Barão de Melgaço para estabelecer o roteiro das localidades que serão atendidas. Também participarão da visita membros da Defensoria Pública, Defesa Civil e o prefeito Elvio de Souza Queiroz.
 
Parceria – A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), vai disponibilizar os serviços de documentação, emissão de cartões sociais (como carteirinha do idoso, CadÚnico e cartão do SUS) e embelezamento, com cortes de cabelo, sobrancelha de hena e outros serviços estéticos.
 
O juiz-coordenador reuniu-se com a titular Setas, secretária Mônica Camolezi, no início do mês para firmar a parceria de apoio mútuo na viabilização do projeto.
 
“Nós vamos realizar essa versão um pouco diferenciada nos adaptando aos momentos e tempos difíceis de financeiro. Tivemos uma reunião muito produtiva. Acredito que de modo geral a população será atendida”, constatou o magistrado.
 
“São várias ações nessa parceria que nós estamos fazendo junto com o Tribunal de Justiça no programa Ribeirinho Cidadão, reconhecendo o impacto social que tem nessas regiões para as populações tradicionais, especialmente na baixada cuiabana”, observou a secretária.
 
Além dos serviços de justiça e cidadania, o Ribeirinho Cidadão também atua na área da saúde, por meio de parceria com médicos e dentistas que realizam centenas de atendimentos aos cidadãos.
 
A etapa terrestre do projeto está prevista para o mês de maio.
 
Leia mais:
 
TJMT e Defensoria preparam 11º Ribeirinho Cidadão
 
Justiça realiza Casamento Social em P. A do Norte
 
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409