Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.12.2017 10:28

Judiciário lança projeto de 300 mil árvores
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, irá lançar o projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos” no dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 8h, no deck do Lagoa Food Park, localizado no Parque das Águas.
 
A ação do Poder Judiciário propõe uma meta ousada: plantar 300 mil árvores na capital mato-grossense  em comemoração aos 300 anos de Cuiabá.
 
Para isso, serão reunidos esforços do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), da Prefeitura de Cuiabá e do Instituto Ação Verde – além do envolvimento com a sociedade cuiabana.
 
Na solenidade de lançamento do projeto, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o desembargador-presidente do TJMT, o juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o diretor-presidente do Instituto Ação Verde, Lidio Moreira dos Santos.
 
“Esse projeto visa resgatar o título de cidade verde. Pelos índices de arborização conhecidos, Cuiabá está muito abaixo, se comparada com outras capitais do Centro-Oeste. Nesse sentido, o Juvam apresentou o projeto com a finalidade de mobilizar a cidade, buscar parceiros para cooperar e atingir nossa finalidade. É uma meta ousada, mas é algo que tem que ser feito”, explicou o juiz Rodrigo Curvo.
 
O magistrado destaca a previsão constitucional de dever do Poder Público em defender e preservar o meio ambiente, na qual se insere o Poder Judiciário no contexto de encabeçar um projeto tão importante para a capital mato-grossense.
 
“O Poder Judiciário também compõe o Poder Público e por isso a justificativa pela qual nós temos a legitimidade para provocar essa mobilização da cidadania cuiabana visando a arborização. O Judiciário é visto com a atuação tradicional do poder, que seria o julgamento de processos. Porém, a área ambiental exige também ações não-convencionais como esta, que visam a conscientização ambiental”, enfatizou.
 
Envolvimento – A palavra de ordem do projeto “Verde Novo” é envolvimento. A partir da assinatura do termo de cooperação, serão buscadas mais parcerias com outros órgãos públicos, bem como a iniciativa privada, universidades, escolas, conselhos profissionais e o cidadão comum para que as árvores sejam plantadas em todos os cantos da cidade.
 
Às pessoas físicas e jurídicas que colaborarem com o plantio das 300 mil árvores será concedida uma certificação de responsabilidade ambiental por meio do Selo Verde. A ideia é calcular o impacto das pessoas ou empresas na emissão de gases do efeito estufa e propor a doação de mudas em uma quantidade que pode neutralizar as emissões de sua atividade, demonstrando o compromisso com o meio ambiente.
 
Leia mais:
 
Judiciário vai colaborar com arborização de Cuiabá
 
300 anos: TJ e Prefeitura traçam metas de plantio
 
Juvam participa de plantio de mudas em Cuiabá
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409