Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.09.2017 15:45

Reunião faz alinhamento do modelo de governança
Compartilhe
Tamanho do texto:
O grupo de trabalho N2, composto pela Diretoria-Geral, Vice-Diretoria-Geral, juízes auxiliares da presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça e coordenadores das áreas do Tribunal de Justiça, se reuniu na manhã desta terça-feira (12 de setembro), na Escola dos Servidores. O objetivo da “Reunião de Acompanhamento dos Processos de Trabalho e Projetos” foi o alinhamento da gestão do modelo de governança (em fase de implantação).
 
Na oportunidade foi feito um balanço com toda administração dos desafios elencados de cada área, em reunião anterior com o grupo N3, com relação a gestão de processos e gestão de projetos que precisam ser levados para a reunião N1 com o presidente na próxima semana. Foi o que explicou o coordenador de Planejamento (Coplan) do TJMT, Afonso Maciel.
 
Afonso apresentou o mapa estratégico, explanou sobre a construção do modelo de governança e a solidificação das ações, onde o foco é a sociedade. Ele falou ainda dos resultados do relatório ‘Justiça em Números’, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde o TJMT aparece em primeiro lugar entre os tribunais de médio porte com o melhor índice de produtividade, com 95%. “O TJMT caminhou em busca do ideal para aumento da produtividade e esta foi uma evolução ao longo de vários anos. A partir de agora temos que buscar fazer o melhor. Com esses frutos nossa responsabilidade aumenta muito e temos que trabalhar com unidade”.
 
Sobre a reunião de hoje, o coordenador da Coplan pontuou que os avanços dentro da gestão de processos e projetos estão relacionados ao prazo. Mas a partir de agora, segundo Afonso, além do prazo também está se observando a questão do orçamento. “O quanto efetivamente impacta no orçamento cada um desses projetos e o principal para o cidadão e sociedade, que são os benefícios”.
 
A diretora-geral do TJ, Claudenice Deijany F. de Costa, disse que esta reunião foi elaborada com a finalidade dos gerentes de projetos (coordenadores e os servidores das próprias coordenadorias) levarem para a alta administração do judiciário alguns gargalos que possam haver no decorrer do desenvolvimento das ações já priorizadas pela atual gestão em cada Coordenadoria. “São muitas ações, por isso precisamos fazer esse tipo de acompanhamento, não como cobrança, mas sim como alinhamento de demandas mais prioritárias. Temos uma grande responsabilidade, já tínhamos antes e agora aumentou em face do resultado do Justiça em Números que colocou o TJMT à frente de outros tribunais de médio porte. Estamos fazendo todo possível para direcionar as atenções para que a gente mantenha essa posição”, afirmou.
 
Extremamente benéfica foi a definição da coordenadora de Infraestrutura, Angela Gaspar Nogueira sobre a reunião. Segundo ela informou, o grupo apresentou projetos, resultados e necessidade de alinhamento individual de cada área meio para que se possa atingir a finalidade do Poder Judiciário, que é a prestação da justiça para cada cidadão. “A união desses esforços e o acompanhamento está trazendo um aprimoramento de trabalho de profissionalismo para o nosso tribunal e o resultado é o relatório do Justiça em Números. Quando a gente conquista um resultado desse a responsabilidade é maior e temos que ter um pensamento à frente para levar resultados tão satisfatórios”, falou.
 
Para a coordenadora Administrativa, Marluce Peixoto de Assis, a avaliação da reunião é muito positiva, uma vez que esta é uma oportunidade de se expor as dificuldades e fazer os alinhamentos necessários visando um objetivo final, que é uma boa prestação jurisidicional. “Todas as ações desencadeiam no cidadão que recebe nosso serviço. Nessas reuniões a gente vê de que forma podemos ajudar outras áreas. Essa forma de trabalho é muito importante porque acabamos trocando experiências. Saí daqui hoje com a deliberação que eu trouxe resolvida, então o resultado é muito positivo”.
 
Participaram da reunião, o juiz auxiliar da presidência do TJMT, João Thiago Guerra e a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) Jaqueline Cherulli, além dos coordenadores, diretores e alguns servidores das áreas do Tribunal de Justiça.
 
Leia mais:
 
Reunião busca melhoria na execução de projetos
 
TJMT fica em primeiro lugar no Justiça em Números
 
MT lidera ranking de produtividade dos magistrados
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409