Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.07.2017 09:22

Artista fala sobre novos trabalhos na Estação TJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
A artista plástica Capucine Picicaroli foi a convidada do programa Estação da Arte desta quarta-feira (26 de julho) e falou sobre a carreira, a participação em exposições até mesmo fora do País e de novos trabalhos. O bate-papo foi com a jornalista Cristina Azevedo e a radialista Maíra Matos, apresentadoras do programa da rádio web do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Já no começo da entrevista, Capucine contou que gosta de artes desde criança. Na escola sempre tirou as melhores notas nas aulas de educação artística. “Desde sempre, a arte esteve presente na minha vida. Meus pais pintavam, meu pai era desenhista profissional, tenho tios carnavalescos em Minas Gerais, então acredito que estou envolvida com a arte, a pintura, a criação de figurinos, desde muito cedo”.
 
Em suas obras, a artista fala de temas diversos e prefere trabalhar em série, como, por exemplo, a série lançada em 2013 intitulada “México”. Capucine ficou dois anos trabalhando o tema e afirma que pintou tudo que queria sobre o assunto. “Tenho uma série que são as “Marias”, porque sou santeira, adoro pintar santos e tem também a série “Estações”, que retrato as quatro estações do ano tendo como plano de fundo a mulher. Nessas telas, eu pinto figuras femininas, uma mulher lendo ou dormindo ou ainda no parque, coisas do cotidiano que nós fazemos sozinhas, mas de uma forma fluída, de individualidade”, explicou a artista.
 
Em 2014, Picicaroli lançou a série “16... Conte outra vez!” em que explorou o universo dos contos infantis. “Foi maravilhoso. Esse trabalho eu fiz durante um ano e meio mais ou menos e foi um sucesso de público aqui em Cuiabá e depois levei para exposições em outras regiões do País com muita visitação. O trabalho era para o público adulto, mas que atingiu todas as idades e uma coisa que eu queria era levar crianças para o museu e fomos bem sucedidos”, destacou.
 
Ainda para esse ano, Capucine se prepara para lançar uma nova exposição no mês de novembro, mas antes fará uma viagem para Paris, onde receberá o Prêmio da Divina Academia de Artes Francesa na Semana de Arte Brasileira em Paris. “Quando eu voltar dessa viagem abriremos a exposição, no dia 10 de novembro, intitulada “A dança dos Orixás”, meu novo trabalho”.
 
Sobre participar do Programa Estação da Arte, a artista plástica elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça. “Achei muito interessante essa iniciativa de convidar artistas de todas as áreas. Temos vários talentos no Estado e é uma oportunidade muito válida mostrarmos nosso trabalho para o público do TJ. A instituição está de parabéns”, concluiu a pintora.
 
 
Mára Santos/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409