Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.07.2017 08:35

Lucas do Rio Verde promove mutirão de conciliação
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mutirão realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) resultou em quase R$ 2 milhões em acordos. O mutirão ocorreu no mês de junho no Plenário do Fórum.
 
Esse foi o primeiro mutirão realizado pelo Cejusc esse ano em parceria com a Cooperativa de Crédito Sicredi e envolveu mais de 100 cooperados. No total, foram registrados 62 acordos, sendo 49 pré-processuais e 13 processuais, contabilizando o valor de R$1.954.600,02.
 
Conforme balanço apresentado pela gestora do Cejusc da Comarca, Janaína Siqueira Costa, entre os acordos realizados 30% são referentes a ações já em trâmite na unidade judiciária e os outros 70% dos acordos foram realizados evitando a judicialização de demanda, sendo resolvidos antes da propositura da ação.
 
“A realização de mutirões como esse realizado pela Comarca de Lucas do Rio Verde permite aos participantes negociarem diretamente com o credor de forma rápida e sem custas judiciais”, ressaltou a gestora.
 
Nesse ano, essa é a primeira vez que a iniciativa é realizada, mas o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc na Comarca, Cássio Luis Furim, afirma que outros mutirões já estão sendo programados. “Como essas ações representam a solução de conflitos que fatalmente se tornariam processos, temos a intenção de realizar outros nesse mesmo sentido. Já estamos em negociação com instituições financeiras, empresas e até mesmo outros ramos do comércio com o objetivo de evitar a judicialização de dívidas”, destacou.
 
O magistrado ressalta ainda que o empenho da equipe do Cejusc e a disposição da cooperativa foram essenciais para o sucesso da iniciativa. “O Judiciário Brasileiro tem cerca de 100 milhões de ações, portanto toda iniciativa é extremamente positiva e a nossa superou a expectativa, resolvendo problemas sem serem ajuizados”, finalizou.
 
 
Mára Santos (com informações da Comarca de Lucas do Rio Verde)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409