Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.06.2017 12:04

Conselho alinha ações para Encontro dos Juizados
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os preparativos para o XVI Encontro dos Juizados Especiais de Mato Grosso foram definidos durante reunião na manhã desta segunda-feira (26 de junho), realizada na Sala de Reuniões – Ala Desembargador Atahide Monteiro da Silva, no Tribunal de Justiça (TJMT). O evento, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 8h, no auditório Gervásio Leite, na sede do judiciário estadual, terá a participação dos juízes dos Juizados das 79 comarcas do Estado.
 
O juiz coordenador do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Marcelo Sebastião Prado de Moraes informou que na oportunidade foram tratados todos os aspectos pertinentes ao Encontro, como logística, palestrantes, participantes, programação e outras questões relacionadas ao evento.
 
“Será um momento de congraçamento, além de podermos ver o que pode ser feito para melhorarmos nossos trabalhos. O Juizado tem que estar se reinventado todos os dias, são novas demandas diárias que aumentam o volume de processos. A nossa ideia é trocar experiência com colegas, pois temos aqueles que estão há mais tempo na profissão e também aqueles que entraram há pouco tempo na magistratura”.
 
De acordo com o juiz, a intenção é buscar o debate de temas atuais para este encontro que ocorre uma vez no ano e é realizado nesta data justamente porque na semana em que o evento será realizado é a comemoração nacional dos Juizados Especiais. Além disso, a previsão é que sejam incluídas na programação ações com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), Juizado Especial Itinerante (JEI) e Juizado Especial Criminal (Jecrim).
 
Conforme ressaltou outro coordenador do evento, o juiz Hildebrando da Costa Marques os Juizados Especiais têm se revelado o grande local para onde aflui as demandas da grande massa da população, principalmente por abarcarem assuntos relativos ao direito do consumidor e questões referentes à saúde. “O Juizado Especial tem sido o lugar para onde o cidadão tem recorrido e garantido, inclusive índices positivos para o Poder Judiciário. As decisões e índices que os juizados têm alcançado de produtividade tem ajudado e muito a reduzir a taxa de congestionamento do Judiciário Estadual”.
 
A diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), desembargadora Serly Marcondes saudou a iniciativa do XVI Encontro dos Juizados Especiais de Mato Grosso. “Será uma oportunidade para que se possa discutir novas políticas implementadas nesse segmento e a troca de conhecimento é o que faz o sistema melhorar”.
 
Uma segunda reunião vai ser realizada no início de agosto para alinhamento das ações pré-definidas nesta primeira reunião e que já estarão em andamento.
 
O desembargador Dirceu dos Santos é o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Participaram da reunião as coordenadorias de Infraestrutura, Militar, Planejamento, Departamento Gráfico e Escola dos Servidores.
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409