Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.01.2017 13:08

Dirceu assume Conselho dos Juizados Especiais
Compartilhe
Tamanho do texto:
O desembargador Dirceu dos Santos tomou posse nesta sexta-feira (13 de janeiro) como presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado de Mato Grosso para o biênio 2017/2018. O magistrado, cuja carreira se pautou majoritariamente no trabalho à frente de juizados especiais, assume a vaga antes ocupada pelo desembargador José Zuquim Nogueira (biênio 2015/2016).
 
“Nossa meta é dar continuidade ao que já estava sendo feito e sempre fazer o melhor possível para o aprimoramento e a continuidade dos serviços ofertados pelos juizados. Nosso trabalho será focado na gestão, para que o Judiciário máxime os seus resultados, tirando o máximo proveito da estrutura que já tem. Reduzir o estoque processual é o ideal de todas as gestões. Para isso, precisamos dotar os juizados das ferramentas necessárias e vamos trabalhar para que isso ocorra de forma efetiva e eficaz”, salientou Dirceu.
 
Após dois anos à frente do cargo, o desembargador José Zuquim agradeceu o apoio recebido da administração conduzida pelo desembargador Paulo da Cunha e também a parceria dos demais desembargadores e dos juízes que atuam nos juizados. “Demonstramos que os juizados são parte importante do Judiciário e que precisam de investimentos em virtude do importante papel que têm ofertado à sociedade. Desejo que o desembargador Dirceu tenha a mesma sorte que tivemos, com o apoio dos juízes, da Corregedoria e da Administração, que culminaram com um bom trabalho”, afirmou o magistrado, ao sugerir investimentos na criação de um Núcleo de Conciliação dos Juizados e na aquisição de um novo ônibus para o Juizado Especial Itinerante (JEI).
 
Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, ressaltou a importância dos juizados para a sociedade. “Os juizados especiais estão em nosso ordenamento jurídico desde 1995, portanto, lá se vão algumas décadas de uma experiência bastante satisfatória e alvissareira. Não é possível que os juizados não tenham seu reconhecimento pela própria eficiência e eficácia que eles vêm demonstrando desde seu surgimento”, avaliou.
 
O magistrado lembrou-se da experiência junto à Corregedoria Nacional de Justiça, no trabalho com a ministra Nancy Andrighi, que lhe possibilitou supervisionar o trabalho dos juizados estaduais e também federais (JEFs) no ano passado. “A ministra via nos juizados uma oportunidade única. A meta era diminuir o tempo de audiência e dinamizar a produtividade. A nossa experiência aqui com as Turmas Recursais Temporárias foi uma das iniciativas usadas como exemplo positivo para outros estados. Temos exemplos positivos que só surgem em virtude da competência de todos”, ressaltou o desembargador presidente ao desejar uma boa gestão ao desembargador Dirceu.
 
Também compuseram a mesa de autoridades a vice-presidente do TJMT, desembargadora Marilsen Addario; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; as desembargadoras Cleuci Terezinha Chagas Pereira da Silva e Serly Marcondes Alves; o presidente da Turma Recursal, Valmir Alaércio dos Santos; a juíza Ana Cristina Silva Mendes (representando a Associação Mato-grossense de Magistrados); o procurador de Justiça Luiz Alberto Scaloppe (representando o Ministério Público); o vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus), Luiz Arthur de Souza; e o representante da Prefeitura de Várzea Grande Juarez Pizza.
 
Na sequência, os juízes que atuam em juizados especiais que prestigiaram a cerimônia de posse já se reuniram com o novo presidente do Conselho para a primeira reunião de trabalho do ano.
 
Saiba mais:
 
MT implanta julgamento virtual na Turma Recursal
 
Produtividade chega a 100 mil atos nos juizados
 
CGJ monitora produtividade nos juizados especiais
 
 
Lígia Saito/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409