Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.12.2016 14:19

Jaciara: Reeducandos trabalham em marcenaria
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mesas, cadeiras, casinhas para cães, tábuas e lixeiras de coleta seletiva. Esses são alguns dos objetos produzidos por reeducandos da Cadeia Pública de Jaciara (a 144 km de Cuiabá), que trabalham na marcenaria da unidade. A oficina começou a ser construída em 2015 e foi equipada este ano, com recursos do Poder Judiciário, oriundos de transações penais. Hoje, auxilia na ressocialização dos presos juntamente com atividades como cultivo de horta, fábrica de blocos de concreto, artesanato e cursos profissionalizantes.
 
A cadeia possui atualmente cerca de 100 presos entre provisórios e definitivos. Aproximadamente 60% dos condenados trabalham. A ideia é ampliar esse número visando fortalecer ainda mais o projeto ‘Ressocializar para Reintegrar’, que já existe há alguns anos na unidade. De acordo com o juiz corregedor da Cadeia Pública, Francisco Ney Gaíva, o projeto cresceu bastante nos últimos dois anos por meio de um trabalho conjunto com o Conselho da Comunidade e os agentes penitenciários, e a expectativa e que continue dando bons frutos no futuro.
 
Os recursos iniciais para a construção da marcenaria vieram do Conselho da Comunidade e da sociedade civil, mas a obra foi impulsionada com verba do Judiciário. Os produtos são comercializados pelos agentes e a contabilidade é feita pelo conselho. Parte do dinheiro é investida na própria unidade e outra parte fica com os detentos que trabalham com a madeira. Uma parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá garantiu recebimento de madeira para ser utilizada na fábrica e na reforma do telhado da cadeia.
 
Conforme Francisco Gaíva, o carro-chefe da produção é a lixeira de coleta seletiva, adotada como padrão pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “Nosso objetivo é expandir as atividades do projeto, construir novas salas de aula e fomentar a promoção de cursos profissionalizantes. Queremos educação para 100% dos reeducandos”, afirma o magistrado.
 
Reforma – A Cadeia Pública de Jaciara também passou por adequações físicas recentemente. Além da marcenaria, sala de estudos e horta, a unidade ganhou pintura nova, troca de todo o telhado, instalação de circuito interno com câmeras de segurança, construção de uma nova cela, melhoria nos banheiros das celas, iluminação externa, estacionamento, e a construção de uma fossa séptica para tratamento primário de esgoto. Os recursos são do conselho, da venda dos produtos em madeira e do Judiciário.
 
 
Ana Luíza Anache | Fotos: Márcio Fidélis
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777