Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.10.2016 10:31

Novos estudantes participam do ‘Nosso Judiciário’
Compartilhe
Tamanho do texto:
Estudantes do 1º, 4º, 6º e 10º semestres do curso de Direito do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) conheceram a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na tarde de terça-feira (25 de outubro). A visita faz parte do programa ‘Nosso Judiciário’, que visa aproximar a instituição da sociedade e fazer com que as pessoas conheçam de perto como funciona o Poder Judiciário e como e quando ele pode ser acionado.
 
“Ao vir aqui na Segunda Instância do Poder Judiciário Estadual, estes estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula. É também um estímulo para os acadêmicos de poder analisar uma sustentação oral, analisar a sua função como advogado e até mesmo vislumbrar um concurso público, podendo ser um desembargador aqui no Tribunal de Justiça”, salientou o professor do ICEC que acompanhou os estudantes, Cristiano Nogueira Peres Preza.
 
Depois de conhecer alguns setores do TJ e assistir a uma sessão no plenário, os alunos foram recepcionados pela juíza da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, no Espaço Memória. Na oportunidade, a juíza relembrou a época em que foi servidora do Tribunal de Justiça e da trajetória dela.
 
Para a magistrada, o projeto ‘Nosso Judiciário’ proporciona uma aproximação muito maior com a sociedade. “Essa quebra de resistência da sociedade para com o Judiciário e do Judiciário para com a sociedade é importante. O encastelamento do Judiciário ficou para trás. Hoje, o Judiciário está mais próximo, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer o nosso local de trabalho, conhecem a história do magistrado, e isso realmente nos aproxima, nos faz julgadores muito mais vistos pela sociedade como seres humanos, que integram essa mesma sociedade”, destacou a juíza.
 
Já os universitários elogiaram a oportunidade. “Estimula-nos a chegarmos ao nosso objetivo. Eu particularmente achava humanamente impossível um acadêmico chegar aonde estes magistrados chegaram, e eu estava equivocado. É uma oportunidade para entender um pouco desta realidade e saber lidar com ela futuramente, no exercício da profissão”, salientou o estudante do 2º período de Direito, Ruberlei Pinto de Sousa.
 
Para a estudante do 6º período, Tatiane Viana de Anchieta, a iniciativa de oportunizar aos universitários conhecer o Tribunal de Justiça é muito válida. “A gente aprende muito. É um up para a nossa carreira e é muito bom para nós estudantes conhecermos um pouco do local onde vamos atuar. A visita foi espetacular. Aprendi muito”, reforçou.
 
Leia mais:
 
Acadêmicos do ICEC visitam Tribunal de Justiça
 
Nosso Judiciário: universitários conhecem TJMT
 
Judiciário vai até escola do Jardim Presidente II
 
 
Mára Santos/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409