Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.10.2016 07:59

Complexo Maruanã alerta sobre câncer de mama
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com a pergunta “quantas mulheres fazem o autoexame das mamas regularmente?”, a palestrante Cleuza Dias Leite iniciou um bate papo com servidores e público em geral que estavam no Complexo Maruanã na tarde de terça-feira (25 de outubro). O número de pessoas que levantaram a mão foi baixo e muito menor que a proporção de ouvintes presentes. Isso acontece de forma recorrente, de acordo com a coordenadora de palestras da Associação MT Mamma, Cleuza Dias Leite, e é motivo de muita preocupação.
 
“Sabemos que os pequenos cuidados fazem toda a diferença. Queremos chamar a atenção para estes cuidados de todos os meses. É aquele alerta dizendo que o câncer de mama hoje não tem mais classe, idade, grupo de risco nem histórico familiar. É para todos”, alerta Cleuza.
 
Prevenção, cuidados com a saúde durante o ano todo, exames rotineiros de acordo com cada faixa etária e o alerta para o autoexame foram alguns dos principais tópicos abordados na palestra aberta.
 
Este ano a campanha do Outubro Rosa está voltada para a conscientização sobre o câncer de mama em mulheres jovens – com menos de 40 anos – e homens. “Duas categorias que não eram muito faladas e hoje como estamos com um número muito grande de casos. Estamos enfocando esse tema e os cuidados que eles precisam ter”, explica a palestrante.
 
A presença da MT Mamma no Complexo Miranda Reis foi solicitada pela juíza titular do Primeiro Juizado Especial Cível, Lúcia Peruffo, que assistiu a uma palestra de Cleuza no Fórum de Cuiabá e viu a importância de levar as orientações aos servidores do complexo.
 
A magistrada sentiu na pele as dificuldades de enfrentar o câncer de mama, pois foi diagnosticada com a doença em 2013. “Tive um tumor de um centímetro que era maligno e invasivo. Passei por uma cirurgia, quimioterapia e 30 sessões de radioterapia. À época fiquei careca, perdi quase todas as unhas e sobrancelhas, tive muitas infecções pela baixa imunidade, mas graças a Deus superei e estou bem”, conta a juíza, que ainda hoje faz tratamento com medicamento de uso contínuo.
 
Para a gestora-geral do Complexo Maruanã, Maria de Lourdes Duarte, o depoimento da juíza Lúcia Peruffo veio ao encontro da principal intenção da palestra ofertada: atentar para a realidade.
 
“O fato da Dra. Lúcia falar o que ela sentiu foi muito real e chamou a atenção deles para tomarem conhecimento de verdade. É uma pessoa que eles convivem, faz parte do dia a dia; é diferente de ver um prédio iluminado de rosa, ver os lacinhos ou camisetas rosas. Queríamos a realidade para a pessoa acordar e cuidar da sua saúde. Foi muito bom”, considera.
 
A Campanha Outubro Rosa também é lembrada na Comarca de Porto dos Gaúchos. Na sede do Fórum local, servidores trabalham usando a camiseta da campanha e a direção do Fórum também ornamentou o prédio com balões na cor rosa, além de iluminar o prédio da Unidade Judiciária com a mesma cor.
 
Ainda de acordo com a gestora geral do Fórum de Porto dos Gaúchos (663 km a médio-norte de Cuiabá), Marli Trento nesta quinta-feira o programa Bem Viver vai realizar uma caminhada a partir de 7h e após em seguida os participantes farão alongamento e serão agraciados com um café da manhã a base de alimentos saudáveis para encerrar as atividades do outubro Rosa. “Todos os anos, a Comarca lembra o mês Outubro Rosa com diversas atividades e já estamos preparando o Novembro Azul. A aceitação dos servidores é bastante grande e sabemos que estamos trabalhando a conscientização nas pessoas por uma causa justa”, ressaltou a gestora.
   
Veja também:
 
Palestras marcam o Outubro Rosa no interior
 
PJMT está engajado na campanha Outubro Rosa
 
Outubro Rosa: campanha começa nesta quinta-feira
 
 
Mylena Brun/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409