Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.12.2014 17:41

Natal do menino Jesus: 25 de dezembro
Compartilhe
Tamanho do texto:

Um dia especial merece um encontro igualmente especial. Estamos celebrando a vida, vida que desponta no seio de uma família.
 
No andar dos séculos, não houve fato nenhum mais importante, na história da humanidade, que o nascimento de Jesus. Até se diz, com toda a razão, que ele é o centro da história.
 
Na noite de Natal, uma vela branca é acesa e colocada no centro da mesa. Quando esse costume nasceu, não havia luz elétrica. A vela simboliza Cristo. Carrega um alcance bem maior do que, à primeira vista, parece ter: essa luz haverá de iluminar cada dia nosso. Viver na escuridão não é viver. Isto é dele: “eu vim para trazer vida, e vida em abundância”.
 
O sonho de sentir um Deus próximo da gente, caminhando ombro a ombro conosco, vivendo – na carne – os mesmos problemas que enfrentamos, acariciando pretensões que também são nossas, esse sonho vem de longe, muito longe. Prova disso, ainda que expressa de forma figurada, nós a encontramos nesta passagem de Isaías: “Quem dera rasgasses o céu para descer! Diante de ti as montanhas se derreteriam”. E ele veio até nós e se fez homem à nossa imagem e semelhança.
 
O aniversário de Jesus é comemorado em torno de uma manjedoura. Nas estrebarias, manjedoura é o coxo de madeira que se usa para servir comida aos animais.
 
São Lucas, referindo-se a Maria, mãe de Jesus, lança mão destas palavras, tão carinhosas quanto comoventes: “Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa”. Tiveram, então, de se abrigar do lado de fora. Num “puxadinho”, como diz nosso povo.
 
Visto por outra face, é convite a que, de nossa parte, saibamos também dar acolhida ao outro. Quando não em nossa casa, em nosso coração.
 
Misturemos nossa voz à voz dos anjos. Mais que isso, misturemos nossa voz à voz de todo o universo. “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na Terra aos homens por ele amados.”
 
Professor Germano Aleixo Filho,
Assessor Especial da Presidência da TJMT.